Agentes ambientais do córrego Amarelo têm aula sobre saneamento

0
21
Curso que começou na quarta-feira (23) visa preparar agentes para atuação nas comunidades
Curso que começou na quarta-feira (23) visa preparar agentes para atuação nas comunidades
Curso que começou na quarta-feira (23) visa preparar agentes para atuação nas comunidades

Entender o que é saneamento e seu impacto na vida das pessoas foi o objetivo da primeira aula do curso para agentes ambientais do córrego Amarelo em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O encontro foi realizado na quarta-feira (23), na escola municipal Valdy Freitas, no bairro Paraíso.

O curso está capacitando moradores dos bairros que margeiam o córrego Amarelo a desenvolver projetos para a limpeza e preservação do córrego, junto às comunidades.

O escrevente Hugo Lincoln de Freitas e a bióloga Lara Sandume de Assis, casados e moradores do bairro Amarelo, decidiram fazer o curso juntos. “É uma oportunidade de somar conhecimento em minha principal área de interesse, meio ambiente”, explica Lara.Lara e Hugo

O casal já realiza a coleta seletiva do lixo com um grupo de vizinhos organizados pela associação de moradores. “Com os córregos totalmente limpos melhoramos a saúde das pessoas e dos peixes que vivem nesses mananciais, e vão, inclusive, poder ser consumidos pela comunidade”, completa Hugo.

Sônia Maria Louzada, que mora e atua como agente comunitária de saúde no bairro São Geraldo, também está participando do curso e declara: “falta conscientização”.

“Algumas pessoas jogam lixo no córrego por não saber os danos que podem causar para si. As informações apresentadas são importantes para esclarecer”, afirma.

ProgramaSônia Maria

Parte fundamental do Programa de Revitalização dos Córregos, o curso tem três módulos: saneamento; diagnóstico do córrego; e elaboração de projetos. Ao todo, tem duração de 30 horas. Ao final, os participantes recebem certificado.

O programa é realização conjunta da Fammopoci com a prefeitura municipal e a Odebrecht Ambiental. Para saber mais, o telefone é (28) 999392986.