Associação Produtiva apoiada pelo Projeto de Inclusão Comunitária é vencedora da 5ª Edição do Prêmio Atitude Sustentável

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Cultura, Cursos, Destaque, Dinheiro, Economia, Educação, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Itaipava, Itapemirim, Sem categoria, Sul Capixaba

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em 19 dezembro, 2014 com Sem Comentários

Algumas das Associadas felizes com a premiação e com o reconhecimentoForam 80 projetos inscritos e mais de 16 mil votos recebidos entre as categorias Terceiro Setor; Empresas; Escolas; O melhor projeto Atitude Sustentável 2014; e Incentivo e foi com muito orgulho que a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava, conhecida comercialmente como Águia de Saneantes, foi a grande vencedora na categoria Terceiro Setor.

Com o 1º lugar elas ganharam, além do reconhecimento, da certificação e do troféu a quantia de R$ 10.000,00, valor que será investido no desenvolvimento da Associação.

Diretor Executivo da TV Gazeta, Celso Guerra, Diretor Comercial da TV Gazeta Márcio Chagas e Coordenador de Sustentabilidade da Fibria Celulose, Giordano Automare.“Estou realmente muito feliz, emocionada e sem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. Fomos pegas de surpresas, não imaginávamos conquistar essa premiação e muito menos o 1º lugar. Agradeço muito o carinho e o reconhecimento e claro, todo o apoio que recebemos do Projeto de Inclusão Comunitária. Essa premiação reforça ainda mais nossa vontade e desejo de continuar com o nosso trabalho, gerando renda para nós associadas, mas também ajudando a preservar e cuidar do meio ambiente”, declarou Nilcineia Romão Valente, associada que representou o grupo durante a premiação.

Nilcineia Romão Valente durante seu discursoA cerimonia de entrega aconteceu ontem, dia 17 de dezembro, às 18 horas no auditório da TV Gazeta, em Vitória, quando mais outros 10 projetos também foram reconhecidos e premados.

Nilineia Romão Valente, representante da Associação, exibe o troféu 1º Lugar na Categoria 3º SetorSobre o Projeto Atitude Sustentável

O Projeto é uma realização da TV Gazeta com patrocínio da Fibria e em 2014 chegou a sua 5º edição.

O objetivo do projeto é disseminar o conceito e a importância da adoção de atitudes sustentáveis entre entidades capixabas. Ao dar destaque e visibilidade às iniciativas de trabalhos exemplares na área de sustentabilidade no estado, o projeto pretende fomentar a sociedade como um todo a adotarem posturas sustentáveis, participando de programas ligados ao tema dentro das comunidades onde estão inseridos.

 

Sobre a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava

Fundada em 2011 e formalizada em 2013 como Associação, o Grupo Águia de Saneantes esta localizado no Distrito de Itaipava – litoral do Município de Itapemirim, formado por mulheres marisqueiras, esposas, filhas e parentes de pescadores, produz artesanalmente sabão em barra e outros materiais de limpeza utilizando o óleo de cozinha usado.

A Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava conta com a orientação do Projeto de Inclusão Comunitária realizado pelo Instituto Aliança e financiado pela Chevron e desde o início de 2014 também conta com o patrocínio da Petrobras, conquistado através da Seleção Pública Integração Petrobras Comunidades.Os 10 ganhadores da 5ª Edição do Prêmio Atitude SustentávelSobre o Projeto de Inclusão Comunitária

O Instituto Aliança, com sede em Salvador na Bahia, é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve projetos em todo o Brasil. No Espírito Santo, executa o Projeto de Inclusão Comunitária em Itapemirim desde março de 2011. Financiado pela Chevron Brasil Petróleo, e pela Petrobras até setembro de 2013, a Prática reúne no Município núcleo de mulheres que desenvolvem atividades voltadas para áreas produtivas, estimulando a geração de trabalho e renda, além de promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Atualmente 200 mulheres já foram capacitadas através do apoio a três associações produtivas: uma de confecção artesanal com aplicações de bordados em tecido, na comunidade de Bom Será (Associação das Mulheres Produtivas de Bom Será – Moda Bom Será); e outras duas localizadas no Distrito de Itaipava, sendo que uma atua na confecção de camisas, moda praia e bolsas com tecidos e plástico, além de roupas para proteção de pescadores, a partir de oleado (Associação das Mulheres Produtivas de Artemis – UNICOST), e a Associação das Mulheres Produtivas de Itaipava – Águia de Saneantes, que produz sabão em barra utilizando óleo de cozinha reciclado e outros produtos de limpeza, como desinfetante, sabão e sabonete líquido, aromatizantes, etc. Desde março de 2014 está este grupo é patrocinado também pela Petrobras. Além das três associações produtivas apoiadas pelo Projeto de Inclusão Comunitária, 2 novos grupos foram formados, o Cia. do Salgado, que fabrica salgadinhos para festas e congelados e o Doce Sabor, que produzem quitutes como casadinho, sequilhos, pães caseiros e bolos.

Sobre a Chevron

Desde 2010, a Chevron Brasil Petróleo já investiu US$ 4 milhões em programas de responsabilidade social, beneficiando 11 mil pessoas direta e indiretamente. A empresa investe em projetos sociais que incentivam a geração de oportunidades econômicas para comunidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os investimentos estão concentrados nas áreas de empreendedorismo, que promove a capacitação de mulheres para abrir seu próprio negócio, e de qualificação profissional, que prepara jovens para o mercado formal de trabalho, ajudando-os na busca do primeiro emprego.

 

Fonte: Luana Braga/Assessoria de Comunicação do Instituto Aliança/Itapemirim

Sem Comentários

Comentários de Associação Produtiva apoiada pelo Projeto de Inclusão Comunitária é vencedora da 5ª Edição do Prêmio Atitude Sustentável estão bloqueados