Atenção Primária em Itapemirim se fortalece após Oficinas da Rede Cuidar

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Campo Acima, Cultura, Cursos, Destaque, Dinheiro, Economia, Educação, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Informática, Interior, Itaipava, Itapemirim, Nacional, Politica, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vila de Itapemirim, Vitória-ES

Tags: , , , ,

Publicado em 11 setembro, 2018 com Sem Comentários

Foi iniciada, na manhã desta terça-feira (11), mais uma oficina de Planificação da Atenção à Saúde que faz parte da Rede Cuidar. As atividades reúnem os servidores da Secretaria Municipal de Saúde e continuarão nesta quarta-feira (12), no Centro de Evangelização da Igreja Católica, que fica na Vila do Itapemirim.

A Planificação da Atenção à Saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar. Com o uso de estratégias educacionais desenvolvidas com os profissionais da saúde, trabalha-se o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

Atualmente 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica, 15% na atenção ambulatorial e 5% nos hospitais. Para que isso ocorra de fato, o município de Itapemirim por meio da Secretaria de Saúde vem reorganizando a rede de atendimento, e realizando nos últimos meses as Oficina de Planificação da readequação cuidar.

Por isso, para que os servidores possam participar das oficinas, metade das unidades de saúde do município de Itapemirim estiveram fechadas nesta terça-feira e outra metade estará fechada na quarta-feira, conforme informa a Secretaria de Saúde. O objetivo é avaliar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, com a proposição de trabalhos em grupos e exposições para sistematização das informações trabalhadas.

O secretário municipal de Saúde, Júlio Cesar Carneiro, lembra que após as oficinas vem a fase de muito trabalho. “Acredito no sucesso da Rede Cuidar, sei que estas capacitações que foram realizadas aqui no município vão ser de grande valia para nossos profissionais e para a população em geral, acredito que nossa equipe vai dar conta, porque acredito na capacidade de cada um que está aqui, o prefeito Dr. Thiago tem dado todo incentivo para que os profissionais executem suas atividades com dedicação e empenho”, afirmou.

Segundo a coordenadora da atenção primária Renata Bonadiman, os encontros da planificação visam identificar os problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde e das Unidades da Rede Cuidar, que serão implantadas, onde será oferecido o atendimento especializado. “A Planificação da Atenção Primária à Saúde (PAPS), é uma proposta que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da APS nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão”. Afirma Bonadiman.

As oficinas foram realizadas uma vez por mês para cada grupo e tiveram início no mês de março e se encerra nessa quarta-feira, 12 de setembro. No próximo mês haverá uma apresentação de dispersão com profissionais da Secretaria de Saúde de Itapemirim.

Sem Comentários

Comentários de Atenção Primária em Itapemirim se fortalece após Oficinas da Rede Cuidar estão bloqueados