DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA SERÁ REALIZADA NO SÁBADO (19) EM MARATAÍZES

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Animais, Barra do Itapemirim, Cultura, Destaque, Economia, Educação, Emprego, Entretenimento, Escolas, Estado, Geral, Informática, Interior, Internacional, Marataízes, Meio Ambiente, Mundo, Nacional, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vitória-ES

Tags: , , , , , ,

Publicado em 06 agosto, 2017 com Sem Comentários

DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA SERÁ REALIZADA NO SÁBADO (19) EM MARATAÍZES

Está chegando a hora de retribuir toda a alegria que seu amigo traz para a sua vida. Fique atento para a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a Raiva. A vacina é gratuita.

Marataízes se prepara para o “Dia D” de vacinação contra a raiva prevista para acontecer no sábado (19) das 8h as 16h. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que donos de cães e gatos levem seus animais aos locais de vacinação, definidos pelo município.

No interior a vacinação dos animais já foi iniciada com o apoio dos agentes comunitários que indicam à Vigilância Ambiental as residências que possuem cães e gatos. Cerca de 100 animais, são vacinados diariamente. A meta da Secretaria de Saúde de Marataízes é imunizar cerca de 5 mil cães e mil gatos em todo município.

Para receber a vacina, os animais devem ter pelo menos 60 dias de vida. O cão ou gato com 60 dias ou mais de vida, que for imunizado pela primeira vez nesta Campanha de 2017, deve receber uma dose de reforço após trinta dias. Não há restrição quanto a cadelas e gatas gestantes.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Marataízes, Francisco Duarte da Silva Filho, a imunização de cães e gatos é a principal forma de prevenir a raiva humana, pois são animais com mais contato com o ser humano. “Os animais não imunização durante o Dia ”D” poderão ser vacinados após a campanha no setor da Vigilância Sanitária localizado no NASF, próximo a Pracinha do Erivelto. No caso do animal ser de grande porte ou o proprietário possuir muitos animais a equipe se deslocará até a residência. Lembrando que esse atendimento é feito mediante agendamento. Basta procurar o NASF de Marataízes. Não deixe de cuidar da saúde do seu melhor amigo.” explica o coordenador.

Confira os locais de vacinação em Marataízes: Creche Criança Feliz (Pontal) ; Escola José Marcelino (Barra do Itapemirim); Unidade do CAIC; AMA (Nova Marataízes); Creche Virgílio Rodrigues (Bairro Acapulco); Creche Priscila Ferreira da Silva; Unidade de Saúde Posto I; Escola Nagib Meleip (Bairro Santa Teresa); Creche Aid Miguel Sad (Bairro Belo Horizonte); Escola Bonifácio João Marvila (Bairro Nossa Senhora Aparecida); Unidade de Saúde Nova Marataízes; Praça do Sem-Terra (Nova Marataízes)

A raiva
A raiva é uma zoonose (doença transmitida aos humanos pelos animais) causada pelo Rhabdovirus, que tem aproximadamente 100% de letalidade. O vírus causa inflamação no cérebro do hospedeiro. Entretanto, pode ser prevenida por meio de vacina.

A transmissão se dá, sobretudo, pela mordida de animais infectados, e raramente ocorre por meio de arranhões ou lambidas. A doença pode atingir todos os mamíferos de sangue quente, até mesmo o homem, e no meio urbano, os principais transmissores da raiva para o ser humano são o cão e o gato.

Sintomas
Os sintomas do animal raivoso são caracterizados pela agressividade, perda do apetite, baba frequente, permanência em locais isolados e escuros, cauda caída e cansaço, permanecendo sempre no chão;

Após a mordida, a vítima deve procurar imediatamente o médico e o animal deve ficar isolado e em observação, durante 10 dias, em um local seguro.

 

Sem Comentários

Comentários de DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA SERÁ REALIZADA NO SÁBADO (19) EM MARATAÍZES estão bloqueados