Dia do Agricultor Familiar, Anchieta comemora avanços no segmento

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Água, Anchieta, Animais, Destaque, Dinheiro, Economia, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Meio Ambiente, Politica, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba

Tags: , , , , ,

Publicado em 25 julho, 2018 com Sem Comentários

Hoje (25) é comemorado o Dia do Agricultor Familiar. Em Anchieta, cerca de 1.600 famílias (Censo 2006 da Secretaria de Agricultura)  vivem da terra na produção de alimentos, gerando renda e fomentando a economia local. E a Secretaria Municipal de Agricultura comemora as diversas ações e programas promovidos para ajudar essas famílias com assistência técnica, máquinas, capacitações, serviços de análise da terra e outras iniciativas que ajudam a produção de qualidade.Capacitações constantes para os agricultores familiares.

Capacitações constantes para os agricultores familiares.

Um dos programas de destaque é o Programa Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural de Anchieta (Promatera), que tem a finalidade de alavancar o desenvolvimento sustentável, bem como promover novas atividades, disseminar conhecimento e tecnologias e, sobretudo, proporcionar melhoria na qualidade de vida das famílias dos agricultores com assistência técnica especializada em diversas culturas.

Também a prefeitura desenvolve o Programa de Municipal de Mecanização Agrícola, Estrada e Escoamento da Produção (Promaepa), disponibilizando máquinas e equipamentos para melhoria das estradas, preparo e drenagem do solo, abertura de açudes e transporte de insumos para a produção. “Tudo é feito com acompanhamento técnico”, garante o secretário da pasta, Geovane Bissa Meriguete, que também disse que o setor avançou com ajuda dessas famílias e de todos os setores da área envolvidos.Prefeitura disponibiliza máquinas e equipamentos para melhoria das estradas, preparo e drenagem do solo, abertura de açudes e transporte de insumos para a produção.

Prefeitura disponibiliza máquinas e equipamentos para melhoria das estradas, preparo e drenagem do solo, abertura de açudes e transporte de insumos para a produção.

A Secretaria de Agricultura ainda disponibiliza serviços como o do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC), com atendimento personalizado de emissão e orientação fiscal.

A Feira da Agricultura Familiar de Anchieta, que ocorre duas vezes na semana, é outro serviço que oportuniza as famílias a venderem seus produtos diretamente para ao consumidor.

“É um canal de comercialização da agricultura familiar, bem como de abastecimento suplementar da população com produtos in natura, produtos processados de origem vegetal e animal, artesanatos, flores e plantas ornamentais”, explica o secretário.

E ainda para fomentar a venda desses produtos, a Prefeitura criou o Tiket Vale Feira, a fim de beneficiar famílias em vulnerabilidade social com a compra de produtos diretamente do campo, dessa forma, ajudando também quem produz.A Secretaria dá apoio e incentiva a todas as famílias e associações que realizam feira no município.

A Secretaria dá apoio e incentiva a todas as famílias e associações que realizam feira no município.

Além de capacitações para agricultores de diversas áreas, a Secretaria de Agricultura auxilia esses produtores rurais na participação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, onde são adquiridos produtos direto do campo para atender as escolas do município.

O jovem produtor de café Gabriel da Silva Cremoni, que também é proprietário de uma agroindústria familiar de polpa de frutas, em Simpatia, no interior de Anchieta, acrescenta que o apoio técnico e de máquinas concedido pela prefeitura é fundamental para aprimorar sua produção. “A gente recebe vários tipos de apoio que nos impulsiona a produzir com mais qualidade e aumentar a renda da nossa família”, disse.Gabriel e sua família produzem café e polpa de frutas no interior de Anchieta com apoio técnico da prefeitura.

Gabriel e sua família produzem café e polpa de frutas no interior de Anchieta com apoio técnico da prefeitura.

Recentemente a Secretaria criou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que fiscaliza a produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Anchieta. O serviço ajuda a manter a qualidade na produção e no consumo.

Sem Comentários

Comentários de Dia do Agricultor Familiar, Anchieta comemora avanços no segmento estão bloqueados