EDP Escelsa orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Acidente, Cachoeiro, Economia, Educação, Estado, Geral, Nacional, Norte Capixaba, Segurança, Sul Capixaba, Vitória-ES

Tags: , , , , , ,

Publicado em 13 agosto, 2014 com Sem Comentários

CHOQUE_ELETRICO__43674_zoomVitória, 12 de agosto de 2014 – Até a próxima sexta-feira, dia 17, a EDP Escelsa, empresa do Grupo EDP – Energias de Portugal, participa da IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica realizada pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Segurança é um tema prioritário para a EDP e, por isso, a empresa apoia a iniciativa da Abradee, que focará neste ano nos cuidados que o consumidor deve ter ao soltar pipa, podar árvores, instalar antenas de TV, bem como os riscos do furto de energia, entre outros.

A distribuidora realiza constantemente campanhas de conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e, durante a semana de segurança, reforçará ainda mais as orientações sobre esse e outros temas relevantes para a população. Entre as ações da EDP Escelsa estão anúncios em rádio e internet, publicações nas mídias sociais e nas faturas de conta de luz, bem como a instalação de um mural digital com orientações sobre os cuidados com a rede elétrica nas agências da EDP no Espírito Santo.

Confira algumas dicas da EDP Escelsa para evitar acidentes com a rede elétrica:

Pipas

Em 2013, foram registradas 1.953 ocorrências envolvendo pipas nos 70 municípios da área de concessão da EDP Escelsa. Para que a brincadeira ocorra de forma segura e não prejudique a rede elétrica é importante seguir algumas orientações:

·        Escolha um local descampado e longe da fiação elétrica;

·        Alguns materiais utilizados na confecção da pipa podem ser condutores de energia e aumentam o perigo em caso de contato com a rede elétrica. Rabiolas feitas de fita VHS ou cassetes são alguns exemplos;

·        O uso de cerol (pó de vidro com cola), além de ser um risco para motociclistas e pedestres, oferece perigo no contato com a rede de energia porque corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou cobre, o que permite a transferência de corrente elétrica e, consequentemente, pode provocar um curto-circuito;

·        Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro objeto condutor de energia não devem ser lançados sobre a rede;

·        Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta a possibilidade de acidentes;

·        É expressamente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar as pipas. As ETDs são energizadas e somente pessoas autorizadas podem entrar nesses locais.

Balões

Além de crime, a prática de soltar balões coloca em risco a vida não apenas das pessoas envolvidas na atividade, mas da população em geral, uma vez que, ao tocar a rede elétrica, os objetos podem causar incêndios e curtos-circuitos.

Furtos de energia

As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, também são ilegais e oferecem riscos tanto aos infratores quanto para toda a vizinhança, podendo provocar danos às instalações elétricas, acidentes e até incêndios. A fim de prevenir tantos perigos, a EDP Escelsa trabalha continuamente para minimizar as ligações irregulares e chama a atenção da população acerca dos riscos dessas ações por meio do programa Agentes da Boa Energia. Desde o início do projeto, a empresa já realizou aproximadamente 61 mil regularizações de residências na área de concessão da distribuidora no Estado.

A EDP Escelsa reforça que somente profissionais especializados podem fazer serviços na rede elétrica, já que estão preparados para esse tipo de trabalho e possuem a técnica necessária e os equipamentos apropriados para evitar acidentes.

Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, a distribuidora orienta seus consumidores a entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas com ligação gratuita.

Sem Comentários

Comentários de EDP Escelsa orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica estão bloqueados