EXCLUSIVA-SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, DR.RONALD MIGNONE CONFIRMA A OBRA DE REURBANIZAÇÃO DA ORLA DE MARATAÍZES.

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Barra do Itapemirim, Cultura, Destaque, Dinheiro, Economia, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Marataízes, Meio Ambiente, Nacional, Sul Capixaba, Turismo

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em 14 agosto, 2014 com Sem Comentários

Imagem1

O projeto de reurbanização da orla da Praia do Centro virou assunto corrente na cidade, conforme se pode observar, inclusive, nos posts e comentários nas redes sociais, onde as discussões estão fervilhando, percebendo-se, de um lado, o otimismo de alguns e o ceticismo de outros, pelo fato de já haver decorrido quatro anos da conclusão da obra de engordamento da praia, sem que, de fato se fizesse essa obra, que é sonho de todos os que amam Marataízes.

O prefeito Tininho já declarou que vem há treze meses batalhando junto ao governo do Estado para que este repassasse ao município a execução da obra, o que, depois de muita conversa e negociação, foi efetivamente feito. Segundo informou o prefeito, o projeto está sob a guarda do Secretário de Meio Ambiente do município, Dr. Ronald Mignone, que há alguns dias prestou algumas informações no seu perfil pessoal no Facebook, já antecipando o que se lerá de forma mais detalhada nas próximas linhas desta entrevista.

Maratanews: Dr. Ronald, essa obra vai mesmo sair?

 Max, toda a administração municipal, capitaneada pelo prefeito Tininho, não está medindo esforços para que esse sonho de todos os que verdadeiramente amam Marataízes aconteça. E uma coisa eu posso garantir: isso já passou de um simples sonho desde que o prefeito Tininho abraçou a causa, solicitando ao governador Casagrande que repassasse o projeto ao município para executá-lo. O projeto está sob a minha guarda neste momento, em razão de estarmos nos trâmites do seu licenciamento ambiental, tendo já sido protocolizado junto ao IEMA no dia 31 de julho de 2014.

20140812 152818

Maratanews: Mas o licenciamento ambiental costuma ser demorado, não? Inclusive, ao que se sabe, foi exatamente isso que não permitiu que o município no início pudesse executar o projeto, não?

Há uma diferença significativa entre  o primeiro projeto da prefeitura e este que nos foi entregue pela SEDURB (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano). Como foi o próprio Estado quem licitou o projeto, a Avantec (empresa que o elaborou) o fez com todos os seus detalhes em estrita obediência às leis que regem a matéria, o que facilitará em muito a análise e o resultado do nosso pedido de licenciamento. Reside nisso, portanto, o diferencial entre o projeto inicial do município de 2010 e o encomendado pelo Estado.

20140812 152752

 Maratanews: Tem se visto nos comentários dos que são contrários à administração municipal que não se poderia realizar essa obra este ano por conta  das eleições. Isso procede? 

Max, vou repetir o que tenho dito mas redes sociais: Marataízes está cheio de “experts” em política, em licitações, em direito público, em direito eleitoral e até em engenharia, falando sobre o que não sabem, não conhecem e não dominam. O Estado cedeu o projeto para o município. É o município, portanto, quem irá executar a obra. A proibição de se realizar obras como essa é do Estado, em razão das eleições  para governador que se avizinham, não havendo nenhuma proibição  de ordem legal para que o município execute a obra.

20140812 152731

Maratanews: E o prazo para que esse sonho aconteça? Quando serão, portanto, iniciadas as obras e quando elas terminam?

Tenho participado, acompanhado o prefeito Tininho nas reuniões  a respeito dos desembaraços que são necessários para que, enfim, se expeça a ordem de serviço para o início das obras. Não há efetivamente como se definir cirurgicamente uma data precisa para isso, mas a previsão que fizemos, de acordo com a própria orientação do Governador, é que, no mais tardar, em 30 de novembro de 2014 já estejamos com  a licitação da execução do projeto finalizada, o que nos permitirá expedir a ordem de serviço para iniciarmos a obra de imediato. Segundo a Avantec, que é a empresa que fez o projeto, o prazo de conclusão da obra é de dois anos, o que nos permite prever seu término para o final de 2016. Lembro que todos esses prazos são estimados, tudo dependendo da agilidade do IEMA no licenciamento ambiental do projeto da obra.

obra 1

Maratanews: E o restante da orla da cidade? Como ficará? Me refiro à Praia da Areia Preta, por exemplo.

Max, o projeto de reurbanização da orla da Praia do Centro não é um projeto isolado. Ele se integra a um projeto maior, de mobilidade urbana, dentro do moderno conceito de se privilegiar os cidadãos ao invés dos veículos, erro comum nos projetos mais antigos de urbanização de cidades. Esse nosso projeto da orla se integra a outros projetos  que serão executados em seguida à sua conclusão, como é o caso da duplicação da Av. Jones dos Santos Neves (chegada de Marataízes, do pé do morro até o antigo e recém demolido Chalé 70), da continuidade da ciclovia da Lagoa Funda até a Barra, passando pela desapropriação do Iate Clube e das construções erigidas na orla da Praia da Areia Preta, da pedra da Praia da Cruz etc. Isso também envolve a viabilização da Espinha de Peixe como via de desafogo de trânsito de veículos pesados e na alta temporada, reorganização de sentido de tráfego em vias tributárias das avenidas principais, enfim, resumindo, o projeto da orla não se encerra em si; ele é parte de um projeto bem maior, que envolve toda a cidade.

obra 2

Maratanews: Quer dizer, então,que a obra vai mesmo acontecer. É isso? A população pode comemorar?

Max, sou otimista por natureza, mas ao mesmo tempo sou cauteloso. Posso afirmar – e falo em nome do Tininho isso – que a prefeitura não está medindo esforços para que esse sonho de todos os que verdadeiramente amam Marataízes aconteça. Temos à frente hoje do executivo municipal um cara simples, da roça, como o próprio prefeito diz, mas que tem uma visão macro fantástica, que ao mesmo tempo em que não é centralizador, sabendo delegar funções a cada um de seus secretários, tem o controle total sobre tudo o que está sendo feito na prefeitura. O Tininho se cercou de gente séria e capaz para lhe assessorar no primeiro escalão, assim como alocou pessoas chave em vários postos, mas o mérito da realização desse sonho é dele, pelo esforço que fez e vem fazendo para que essa obra fosse entregue para o município realizá-la.

obra 3

Maratanews: Finalizando, qual mensagem, então, que você deixa para a população, que sonha há tanto tempo com essa obra?

Que sonhem junto conosco. Nada acontece por acaso. Marataízes possui hoje uma pessoa à frente do poder executivo que se tornou prefeito sem ter contraído obrigações com quem quer que seja, senão com seus princípios e a vontade de mudar a cara da administração do município. Além dessa obra, que é sonho de todos, tem muita coisa acontecendo de forma silenciosa, como é o caso da reestruturação das secretarias, o corte pela raiz de velhos maus hábitos etc. Hoje em dia na prefeitura não há mais espaço para jeitinhos como acontecia anteriormente, como, por exemplo, quando se apanhava remédios em uma farmácia para repor o estoque da farmácia básica e depois resolvia-se o assunto sabe-se lá de que forma. Esse tempo acabou. Até o clima dentro da prefeitura está diferente, com os servidores percebendo o “modo Tininho” de governar. E me orgulho de fazer parte desse momento histórico. Então, repito: sonhem junto conosco.

Sem Comentários

Comentários de EXCLUSIVA-SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE, DR.RONALD MIGNONE CONFIRMA A OBRA DE REURBANIZAÇÃO DA ORLA DE MARATAÍZES. estão bloqueados