Falta de educação e muita sujeira pode espantar turistas da Lagoa Azul no Gomes

0
16

DSC_5921A Lagoa Guanandy no Gomes, interior de Itapemirim que foi apelidada de Lagoa Azul por banhistas, pela mudança radical na cor de suas águas, está sendo maltratada pelos seus frequentadores, que estão descartando na areia absolventes e fraudas descartáveis, entre outros materiais.

Nossa reportagem foi neste fim de semana ao local para conferir de perto a beleza do local, mas acabou vendo o mal trato que a lagoa está recebendo de seus visitantes. Ela está sendo alvo de pessoas irresponsáveis e relaxadas, que fazem suas refeições à beira da lagoa, deixando cair restos de comida, sacos plásticos, copos, garrafas pete, casca de coco e por incrível que pareça absolventes e até fraudas descartáveis.

A Lagoa que é linda e realmente está com suas águas transparente, corre o risco de perder todo este encanto devidos há algumas pessoas sem nenhuma consciência ambiental e higiênica. A lagoa possui águas mornas e transparentes de cor azul. A tonalidade pode variar de acordo com a luminosidade do dia. Dependendo dos ventos, as águas tornam-se frias e turvas.

A lagoa é bem monitorada pelos guarda-vidas Diego Eduardo e Marcos Machado. O coordenador dos guarda vidas Cesar nos informou que a lagoa receberá boias para delimitar a área segura para que crianças não avancem para as partes mais profundas da lagoa, e impedindo que donos de Jet Ski se aproximem da margem, colocando os banhistas em perigo.

Com a chegada de janeiro o local deverá receber a visita de muitos turistas que estão maravilhados com a nova lagoa Guanandy, que hoje poderia ser facilmente chamada de Lagoa Azul. Esperamos que a prefeitura de Itapemirim tome algumas medidas para melhorar a lagoa, instalando no local banheiros químicos, colocando latões de lixo, fazendo a manutenção da limpeza e colocando placas orientando os banhistas quanto a preservação do meio ambiente.

DSC_5914DSC_5930DSC_5932 DSC_5929 DSC_5926 DSC_5925 DSC_5923 DSC_5921 DSC_5918 DSC_5912 DSC_5911 DSC_5909