Filhote de baleia minke é encontrado morto em Itapemirim

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Acidente, Água, Animais, Campo Acima, Cultura, Destaque, Educação, Entretenimento, Estado, Geral, Informática, Interior, Internacional, Itaipava, Itapemirim, Justiça, Meio Ambiente, Mundo, Nacional, Polícia, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Turismo, Vila de Itapemirim

Tags: , , , , ,

Publicado em 30 outubro, 2018 com Sem Comentários

Prefeitura estuda parceria com ambientalistas para observatório e base de apoio.

Uma baleia minke foi avistada encalhada no final desta última segunda-feira (29) na Praia da Gamboa, em Itaipava, no litoral sul capixaba. O animal foi retirado da água por servidores da Defesa Civil e Salvamar e já na manhã de hoje (30) pesquisadores do Instituto Orca estiveram no local, atendendo um pedido da Secretaria de Defesa Social do município.

Segundo o biólogo ambientalista Lupércio Barbosa, diretor do Instituto Orca, trata-se de um filhote de cerca de um mês de vida que, provavelmente, se perdeu da mãe e acabou morrendo de fome. “Não havia água em seus pulmões” afirmou o especialista, descartando a hipótese de afogamento após concluir a necrópsia.

Não é a primeira vez que uma baleia é encontrada morta nesta região. Segundo o coordenador da Defesa Civil e do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar), Ezequiel de Souza, existem outras duas baleias já enterradas em Itapemirim e com este novo caso, uma parceria com o Instituto Orca para exibição de uma réplica da ossada de uma dessas baleias no município, começa a ser idealizada para programas de conscientização ambiental.

Itapemirim é parte da rota de migração de baleias que se destinam a Abrolhos (BA) nesta época do ano para o acasalamento. A atual administração estuda a viabilidade de implantação de um observatório destes animais na ilha dos franceses, ou ainda de uma base de apoio para ambientalistas.

Sem Comentários

Comentários de Filhote de baleia minke é encontrado morto em Itapemirim estão bloqueados