Hiperdia orienta e acompanha hipertensos e diabéticos em Itaoca

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Artistas, Campo Acima, Cultura, Destaque, Educação, Entretenimento, Esportes, Estado, Geral, Interior, Itaipava, Itapemirim, Música, Nacional, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Turismo, Vila de Itapemirim

Tags: , , , , ,

Publicado em 26 julho, 2018 com Sem Comentários

A Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 26 de julho, uma ação do programa Hiperdia na praça de Itaoca. O programa tem como objetivo cadastrar e acompanhar os pacientes com doenças crônicas, hipertensos e diabéticos, disponibilizando cuidados especiais que assegurem um controle adequado das doenças e garantam melhor qualidade de vida.

A ação foi desenvolvida por servidores da Estratégia da Saúde da Família de Itaoca, onde realizaram vacinação, aferição de pressão e glicose além de orientações médicas e saúde bucal. As pessoas que procuraram o atendimento receberam orientações sobre o uso correto das medicações, alimentação saudável e a importância da prática de atividade física regular. Alguns participantes dançaram zumba com professoras de educação física e assistiram show musical, e no decorrer da reunião, foi oferecido um café da manhã aos pacientes. Ao todo, 900 pacientes foram atendidos

EXPLICANDO O HIPERDIA…

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Benefícios

Orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção, permitindo conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes na população. Gera informações fundamentais para os gerentes locais, gestores das secretarias e Ministério da Saúde; disponibiliza informações de acesso público com exceção da identificação do portador; envia dados ao CadSUS.

Sem Comentários

Comentários de Hiperdia orienta e acompanha hipertensos e diabéticos em Itaoca estão bloqueados