Lá vem o fumacê contra o mosquito da dengue. Mas como fica a sua saúde?

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Animais, Campo Acima, Cultura, Destaque, Dinheiro, Drogas, Economia, Educação, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Informática, Interior, Itaipava, Itapemirim, Justiça, Meio Ambiente, Nacional, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vila de Itapemirim

Tags: , , , , ,

Publicado em 12 fevereiro, 2016 com Sem Comentários

“A melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, é não usando o inseticida”, afirma Alessandro Giangola, coordenador geral das Ações de Controle do Aedes aegypti do município de São Paulo.

24810065261_24a545619f_o-300x199Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar que mais gente contraia dengue e zika.

No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que repassa aos municípios.

Por ser um inseticida, o malathion pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Por isso, quando ele é jogado em residências, os moradores devem deixar o local junto com seus animais de estimação.

“Todos os inseticidas são neurotóxicos, ou seja, atacam o sistema nervoso. O que muda de remédio para veneno é a dose. Neste caso [combate ao Aedes aegypti] ele é jogado em doses capazes de matar o mosquito. O problema é o uso indiscriminado de inseticidas. Há condomínios que passam inseticida duas vezes por dia, um absurdo. O inseticida serve para bloquear epidemias e não deve nunca ser usado de forma preventiva”, afirma a entomologista Denise Valle, da Fiocruz, que estuda as formas de conter a expansão do Aedes aegypti.

O fumacê tem ação temporária e pontual, por isso não é considerado o método ideal para acabar com o Aedes aegypti e outros mosquitos que carregam vírus perigosos.

“A melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, é não usando o inseticida”, afirma Alessandro Giangola, coordenador geral das Ações de Controle do Aedes aegypti do município de São Paulo.

Porque os agentes que aplicam o Malathion estão de máscara? será que é de enfeite?

xmosquitos-transgenicos.jpg.pagespeed.ic.q6xM5X7rTq images images (1) fumace(1)(2)(1) dengue15 20120110005731655387e 24810065261_24a545619f_o-300x199 7w671ik0wsynfhxx7b0lytem9

Sem Comentários

Comentários de Lá vem o fumacê contra o mosquito da dengue. Mas como fica a sua saúde? estão bloqueados