MARATAÍZES PARTICIPA DO MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA AMÉRICA LATINA EM SANTA MARIA-RS

Postado por Sônia Vieira. Categoria: Barra do Itapemirim, Concursos, Cultura, Cursos, Destaque, Economia, Entretenimento, Estado, Geral, Interior, Justiça, Marataízes, Nacional, Politica, Política 2016, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vitória

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em 05 julho, 2017 com Sem Comentários

Marataízes será representada na 24ª Feira Internacional do Cooperativismo – FEICOOP e 13ª Feira Latino Americana de Economia Solidária – ECOSOL, considerado o maior evento de Economia Solidária da América Latina, através dos representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, o superintendente do trabalho e renda, Francisco Rocha, o diretor de habitação, Wilson Azevedo, integrantes do Projeto Catadores da Esperança de Marataízes e a ADERES – Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo.

O evento acontece entre os dias 07 a 09 de julho no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter , Rua Heitor Campos, snº – Santa Maria – RS.

O FEICOOP é um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de Comercialização Solidária Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar Camponesa, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do Fórum Social Mundial e na construção de “Um Outro Mundo Possível” e de “Uma Outra Economia que já acontece”.

É, também, um grande espaço de articulação Nacional e Internacional, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais e locais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da Segurança Alimentar Nutricional Sustentável. Firmam-se também práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou bebidas alcoólicas e nem o consumo de cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos, caldo de cana, água potável, chimarrão, alimentação saudável e natural, em favor da Qualidade de Vida e Saúde dos produtores/as, consumidores/as e visitantes.

Nesta perspectiva se fortalecem as práticas e à forma de Consumo consciente e o Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como os grandes “Patrimônios da Humanidade”.

Este espaço oportuniza e fortalece a construção do Bem Viver e da Construção de uma Sociedade: Socialmente Justa, Economicamente Viável, Ambientalmente Sadia, Organizadamente Solidária e Cooperativada, Politicamente Democrática, Fortalecendo a Cultura da Solidariedade e da Paz, na certeza de que “uma outra economia já acontece” e “um outro mundo é possível”.

A Feira de Economia Solidária é uma Experiência Aprendente e Ensinante, faz parte das Redes de Economia Solidária, é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas/RS, FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), FGES (Fórum Gaúcho de Economia Solidária), IMS (Instituto Marista Solidariedade), SENAES/MTE, Conselhos Populares, com apoio da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Prefeitura Municipal de Santa Maria e muitas organizações de Santa Maria, do RS, do Brasil, da América Latina e outros Continentes, articulados em Redes Solidárias.

Sem Comentários

Comentários de MARATAÍZES PARTICIPA DO MAIOR EVENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA AMÉRICA LATINA EM SANTA MARIA-RS estão bloqueados