MUTIRÃO DE CATARATA ATENDE 70 PACIENTES EM MARATAÍZES

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Barra do Itapemirim, Cultura, Destaque, Dinheiro, Economia, Educação, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Interior, Marataízes, Politica, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vitória-ES

Tags: , , , , , , , , ,

Publicado em 29 novembro, 2017 com Sem Comentários

No último sábado (25) a Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria Municipal de Saúde por meio da AMA (Agência Municipal de Agendamentos) realizou o Mutirão de Catarata no Hospital Evangélico de Vila Velha. Foram 70 pacientes agendados, no qual a municipalidade vem sendo feito um trabalho em parceria com o Estado.

Nos últimos 3 meses a Secretaria Municipal de Saúde liberou 240 procedimentos de Cataratas, sendo que entre esses alguns pacientes aguardam há 3 anos, restante atualmente 70 pacientes na fila de espera e que, possivelmente, até dezembro de 2017 serão atendidos.

Segundo o Secretário de Saúde, Erimar Lesqueves o mutirão vem sendo feito de forma minuciosa, seguindo todos os requisitos do HEVV e do Setor de Oftalmologia SOFTH. “É feito acompanhamento com os pacientes em relação a risco cirúrgico, no qual saem com datas de hemogramas, eletro cardiograma e agendamentos com cardiologista para risco cirúrgico. Todos com datas cronometradas para chegar ao atendimento no SOFTH, o paciente sai com cirurgia agendada, em alguns casos segue outras orientações. Agradeço o empenho de todos os funcionários da Secretaria de Saúde para que esse trabalho fosse realizado com sucesso.” diz.

“Todo esse procedimento teve o empenho da toda a equipe da Saúde que nos forneceu a estrutura necessária e o setor do SISREG que se desdobrou até mesmo fora do horário de trabalho durante a semana para viabilizar esse mutirão para os munícipes.” diz Josivan Brandão Mothé, diretor da AMA.

A Secretaria de Saúde de Marataízes disponibilizou dois micro ônibus e uma Van para transportar os pacientes, junto com seus acompanhantes permitido para os deficientes visuais e cadeirantes, a equipe técnica do SISREG, a Solange e o Martenson, e a técnica de enfermagem, Adriana.

Na chegada, a recepção foi feita pelo Sr. Paulo César Riblin, Diretor de Assistência Especializada e a Maria José, Coordenadora do Projeto. Na ocasião o mesmo parabenizou a administração de Marataízes pela agilidade e comprometimento com o projeto.

Lembrando que a triagem é feita pela Atenção Primária do município. O usuário da saúde deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e agendar com o clínico geral. A partir dessa consulta, o médico encaminhará o paciente para um especialista, que neste caso é o oftalmologista. Caso o diagnóstico seja positivo o paciente é encaminhado para a AMA, responsável pelo agendamento da cirurgia.

Sem Comentários

Comentários de MUTIRÃO DE CATARATA ATENDE 70 PACIENTES EM MARATAÍZES estão bloqueados