Prefeitura de Marataízes tenta solucionar o transbordo da Lagoa do Meio

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Água, Animais, Barra do Itapemirim, Cultura, Destaque, Dinheiro, Economia, Emprego, Entretenimento, Estado, Geral, Interior, Marataízes, Meio Ambiente, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vitória-ES

Tags: , , , , ,

Publicado em 06 Janeiro, 2018 com Sem Comentários

Com as chuvas dos últimos meses, água transbordou e inundou diversas residências no seu entorno.

Prefeitura de Marataízes tenta solucionar o transbordo da Lagoa do Meio. A Secretaria de Serviços Urbanos há cerca de dois meses trabalha para solucionara situação (Foto: Divulgação/PMM)

Há cinco anos o nível da água da Lagoa do Meio, localizada no Bairro Ilmenita em Marataízes sobe e, com as chuvas dos últimos meses, veio a transbordar e inundar diversas residências no seu entorno.

Após laudo da Defesa Civil do município e autorização da Secretaria de Meio Ambiente, por ser uma área de preservação ambiental, a Secretaria de Serviços Urbanos traçou força tarefa para solucionar o problema e devolver a tranquilidade aos moradores próximos à lagoa. O trabalho começou há dois meses.

Segundo a Superintendente de Serviços Urbanos, Grazielle Candal, a situação é complexa pois a manilha que dá vazão à lagoa estava totalmente obstruída, impossibilitando que a água seguisse seu curso até o valão do CAIC, no Bairro Filemon Tenório, na Barra do Itapemirim.

“Limpamos a manilha da lagoa, porém toda a extensão da galeria encontra-se obstruída. Nesse momento, estamos buscando os pontos críticos para fazer a limpeza e encontrando muitas dificuldades, pois o material de serviços paliativos já feitos nas avenidas, como solo brita, saibro transformou-se num “cimento” nas galerias, difícil de ser removido”, explica.

Para a realização dos serviços, foi preciso abrir algumas ruas, causando transtornos para moradores, como é o caso da Rua Colibris no Bairro Acapulco, onde um trecho de manilha precisará ser substituída. Thiago Almeida Rosa, que mora há mais de 20 anos no bairro, entende que o trabalho necessário. Espera, ainda que o problema da Lagoa do Meio seja resolvido, “pois vai ser bom para todo mundo”.

Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Marcos Antônio, há mais de dez anos não é feita nenhuma manutenção nas galerias, o que contribuiu para o aumento dos problemas enfrentados hoje pelo município, represando a Lagoa do Meio.

“Estamos empenhados em solucionar. Temos o aval do prefeito Tininho Batista para fazer o que for necessário para devolver a tranquilidade dos moradores próximos à lagoa e manter a sua preservação para as gerações futuras”, diz.

Segundo ele, é necessária a compreensão da população, pois a intervenção é a longo prazo. Ele também recomenda atenção às sinalizações nos trechos em obras, “para a segurança de todos”.

 

 

 

 

Fonte: Jornal O fato

Sem Comentários

Comentários de Prefeitura de Marataízes tenta solucionar o transbordo da Lagoa do Meio estão bloqueados