Projeto Viva Esporte forma Campeões Mundiais em Itapemirim

0
22
Projeto Viva Esporte forma Campeões Mundiais em Itapemirim

Tudo começou com um estagiário de Educação Física procurando uma bola de futsal. Foi assim que Hiago Paz encontrou alguns kimonos de Judô e teve a iniciativa de começar este programa que transforma, inclui e constrói vencedores.

Há época, ainda graduando, Hiago atuava como preparador físico da Seleção Itapemirim de Futebol de Campo, junto do treinador Cláudio Gomes. Quando junto com a Diretora de Esportes, Ana Carla Araújo, atualmente secretária da pasta, desenvolveram o projeto Viva Esporte que entre outras modalidades, instituiu o ensino e treino do jiu-jitsu no Ginásio Renan Gois, para alunos da rede municipal de ensino.

Neste ano, em 28 de fevereiro, o projeto completou 04 anos e nesta gestão conta com a parceria do Governo do Estado que através do programa Campeões do Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, tornando assim, possível criar um colchão social para afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.

O Campeões de Futuro não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis, competições intermunicipais e em festivais esportivos do projeto.

Atualmente existem duas turmas, uma infantil e outra juvenil, que treinam três vezes por semana ( segunda, quarta e sexta) e o requisito é estar frequentando regularmente a escola. Contudo, segundo o instrutor Hiago, não basta estar matriculado na escola “costumo cobrar boas notas dos alunos, respeito em casa, bom comportamento e não se envolver em coisa errada.Temos muitos casos de reabilitação e ressocialização dentro do nosso projeto.”

No último mês (julho) três atletas do projeto participaram do campeonato mundial (World Cup X-Combat) e trouxeram o Ouro pra casa, foram eles: Jayane Cardoso – Faixa Azul – Juvenil- João Pedro Soares – Faixa Amarela – Infantil- Maria Clara.