Secretaria de Agricultura de Itapemirim realiza vacinação contra brucelose

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Água, Animais, Campo Acima, Destaque, Economia, Emprego, Estado, Geral, Interior, Itaipava, Itapemirim, Meio Ambiente, Nacional, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vila de Itapemirim, Vitória-ES

Tags: , , , , ,

Publicado em 30 maio, 2018 com Sem Comentários

Secretaria de Agricultura de Itapemirim realiza vacinação contra brucelose

A Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Agricultura, tem realizado em propriedades rurais de todo município a vacinação do rebanho bovino, contra a brucelose. Segundo o vacinador Cristiano Soares Campos, devem ser imunizadas todas as fêmeas com idade entre três e oito meses. A expectativa é de que sejam vacinadas até o final do ano cerca de 2.500 animais. Até o momento foram vacinadas 1.311 bezerras.

O trabalho de vacinação ocorre por meio de uma parceria entre Prefeitura de Itapemirim, Governo do Estado, (Faes) Federação da Agricultura do Espirito Santos e o IDAF.

A brucelose é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida de animal para animal e do animal para o homem através da ingestão de produtos infectados, como carne, leite e seus derivados. Outra forma de transmissão acontece pelo contato com o animal através da pele. Os sintomas conhecidos da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça, fraqueza, calafrios, dor nas articulações e perda de peso.

A diretora da Secretaria de Agricultura e veterinária, Juliana Coelho Moura, coordenadora da campanha, ressalta que a brucelose não tem cura. Ao ser detectada a doença, o animal precisa ser sacrificado para que a transmissão não se alastre sobre o rebanho. A aplicação das doses é realizada na própria propriedade rural. O agendamento da visita do vacinador Cristiano, da Secretaria de Agricultura deve ser feito pelo telefone 28 992511649 entre segunda e sexta-feira, de 8 às 17 horas ou diretamente na Secretaria. A vacinação é gratuita aos produtores do município. 

A vacinação contra brucelose faz parte do Programa Nacional de Controle da Brucelose e Tuberculose, mantida pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A propriedade que não imunizar seu rebanho fica proibida pelos órgãos de defesa sanitária animal de comercializar produtos derivados de animais, bem como realizar a venda de animais.

 

Sem Comentários

Comentários de Secretaria de Agricultura de Itapemirim realiza vacinação contra brucelose estão bloqueados