Vacina contra o Sarampo já está disponível em Marataízes

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Barra do Itapemirim, Cultura, Destaque, Dinheiro, Economia, Educação, Entretenimento, Escolas, Estado, Geral, Interior, Marataízes, Nacional, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba

Tags: , , ,

Publicado em 25 julho, 2018 com Sem Comentários

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite já tem data para começar. De 6 a 31 de agosto, porém em Marataízes as vacinas já estão disponíveis nas salas de vacinas das Unidades de Saúde, com dia da semana marcada, Marataízes 1 (segunda-feira), Caic (terça-feira), Marataízes 2 (quarta-feira), Barra (quinta-feira) e Lagoa Danta (segunda-feira), das 7h30min às 15h30min.

Diante das notícias falsas veiculadas nas redes sociais sobre o esquema de vacinação contra o sarampo do Calendário Nacional de Vacinação do SUS, o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde informa que a vacina está indicada na rotina da seguinte forma: crianças devem tomar uma dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de tetra viral (tríplice viral + varicela) aos 15 meses de idade.

Dos 12 meses de idade aos 29 anos de idade as pessoas devem tomar 2 doses da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacina. Quem tiver as duas doses está com o esquema completo.

Dos 30 aos 49 anos de idade as pessoas devem ter 1 dose da vacina tríplice viral registrada no cartão de vacina. Quem tiver 1 dose está com o esquema completo. Acima dos 50 anos a vacina não está indicada no Calendário do Ministério da Saúde.

Lembrando que não há motivos de alardes no Espírito Santo, pois não há nenhum caso suspeito em investigação. Segundo a enfermeira Lílian Domingues, coordenadora de Imunização de Marataízes, é importante apresentar a caderneta de vacinação para que o profissional na Unidade de Saúde possa orientar se há ou não necessidade de tomar a vacina contra o sarampo e outras de rotina.

Julho Amarelo
Vale ressaltar que está em vigor a Campanha Julho Amarelo contra a Hepatite B e C em Marataízes. destinada à prevenção e ao diagnóstico precoce, visto que as hepatites são doenças silenciosas e que podem ser prevenidas em muitos casos.

O teste rápido de Hepatite B e C é ofertado gratuitamente em Marataízes no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, localizado nas Dependências da Farmácia Básica anexo à Secretaria de Saúde, localizada na Rua Amélia Maltashe, Edifício Itamaraty, na Cidade Nova, das 7h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Não há necessitada de jejum. Além dessas patologias, o cidadão tem acesso aos testes de HIV e Sífilis, no mesmo local.

Em Marataízes, o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina contra a hepatite B e C nas salas de vacinas das Unidades de Saúde da Barra, CAIC, Marataízes 1, Marataízes 2 e Lagoa Dantas, das 7h30min às 15h30min de segunda a sexta-feira. A imunização só é efetiva quando se tomam as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Sem Comentários

Comentários de Vacina contra o Sarampo já está disponível em Marataízes estão bloqueados