Vacinação contra gripe é liberada para capixabas fora do grupo prioritário, confirma Secretaria da Saúde

Postado por kitosvideolocadora@hotmail.com. Categoria: Alegre, Anchieta, Cachoeiro, Castelo, Destaque, Dinheiro, Economia, Estado, Geral, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Norte Capixaba, Piúma, Presidente Kennedy, Região Serrana, Rio Novo do Sul, Saúde, Segurança, Sem categoria, Sul Capixaba, Vargem Alta, Vitória-ES

Tags: , , , , , , , ,

Publicado em 04 junho, 2017 com Sem Comentários

Recomendação foi feita pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (2). Logística da vacinação é de responsabilidade dos municípios.

Vacina é importante medida de prevenção contra ocorrência de novos casos de influenza (Foto: Romero Mendonça/Secom)

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo informou que, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe será aberta à população capixaba que está fora do grupo prioritário. As prefeituras serão responsáveis por organizar como será feita a imunização, que pode começar a partir desta segunda-feira (5).

A prefeitura de Vila Velha já divulgou como será feita a vacinação na cidade. Em Vitória, o agendamento online para o público geral será aberto em breve. A Prefeitura de Colatina informou que não vai estender a imunização porque não tem doses sobrando.

A liberação foi anunciada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, na tarde desta sexta-feira (2). A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (9), e não será mais prorrogada, de acordo com ele.

Segundo o ministro, das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, declarou.

Doses remanescentes no estado

A Sesa explicou que as doses recebidas para a Campanha Nacional eram suficientes para atender o público prioritário e que novas doses não serão enviadas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim, a imunização ampliada será feita com as vacinas remanescentes que estão nas unidades de saúde dos municípios.

Até o momento, no estado, 796.633 pessoas foram imunizadas, o que representa 80,59% da cobertura vacinal do público-alvo.

A Prefeitura de Colatina, por exemplo, informou que não vai abrir a vacinação para a população geral porque já vacinou 97% do grupo prioritário.

Grupo prioritário

A Secretaria da Saúde informou que, apesar da abertura para a população geral, o grupo prioritario continua tendo preferência na vacinação contra a gripe. Veja quem são:

  • crianças entre seis meses a quatro anos
  • gestantes
  • mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias
  • idosos maiores de 60 anos
  • doentes crônicos (mediante prescrição médica)
  • trabalhadores da saúde
  • indígenas e professores das escolas do ensino básico ao superior

Vila velha

A prefeitura de Vila Velha informou que a vacinação geral contra gripe começa nesta segunda-feira (5) no município.

A imunização estará disponível para as pessoas fora do grupo prioritário nas 19 unidades de saúde da cidade até o dia 9 de junho, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Vitória

A Prefeitura de Vitória informou que o agendamento pela internet para vacinação contra a gripe para a população em geral será aberto em breve no site www.vitoria.es.gov.br.

Basta clicar sobre a aba lateral “acesso rápido”, e após no ícone em formato de vacina “agendamento para vacinação”.

A imunização de idosos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas, crianças, professores, mulheres que tiveram filho recentemente e gestantes, acontece normalmente após agendamento online no site da prefeitura.

Outras prefeituras

O município da Serra disse que vai seguir as orientações do Ministério da Saúde, mas vai aguardar a comunicação oficial com as diretrizes da nova etapa da campanha.

Cariacica informou que ainda não recebeu oficialmente a solicitação do Ministério da Saúde e que vai continuar a vacinação do grupo prioritário nesta segunda-feira.

Fonte: G1

Sem Comentários

Comentários de Vacinação contra gripe é liberada para capixabas fora do grupo prioritário, confirma Secretaria da Saúde estão bloqueados