Descarte de medicamentos é tema de capacitação de agentes de saúde

0
22

descarteOs Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) de Itapemirim vão participar de mais uma capacitação para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à população. Dessa vez, o curso será sobre a correta destinação e armazenagem dos resíduos de saúde. O curso será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro, no auditório da Unidade de Saúde Maria da Penha Freire Mezher, no bairro Jardim Paulista, e será ministrado pelo Núcleo de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (Nugerssa), que já capacitou todos os outros servidores municipais que trabalham com esses resíduos.

Dessa vez, a novidade será a apresentação de um novo programa desenvolvido pelo Nugerssa, que visa recolher medicamentos vencidos ou não utilizados pelos pacientes e descartá-los corretamente. O serviço começará a funcionar a partir do dia 21 de dezembro e o objetivo é que esses medicamentos não ofereçam mais riscos ao meio ambiente e à saúde humana, como explica a coordenadora do Nugerssa, Aurimar Viana.

“Durante a capacitação, os agentes de saúde vão aprender a importância de destinar corretamente estes medicamentos, que podem ser muito perigosos para a nossa saúde e para o meio ambiente. O objetivo é que eles repassem a informação para a população, que poderá trazer os medicamentos não utilizados para que façamos o descarte da forma correta. Um medicamento despejado no vaso sanitário, por exemplo, segue o fluxo de tratamento de esgoto e pode retornar para as nossas torneiras novamente. Sem contar com a contaminação do solo e dos animais”, explica Aurimar.

Quem tiver medicamentos não utilizados e deseja descartá-los corretamente, basta procurar o Nugerssa, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Vila, a partir do dia 21. Os agentes de saúde não poderão realizar o recolhimento desses medicamentos, ficando sob responsabilidade dos próprios paciente ou familiares entregá-los no núcleo.