Homens de Itapemirim têm ações de saúde exclusivas durante o mês de novembro

0
21

IMG-20141124-WA0002(1)A campanha Novembro Azul, que é realizada nacionalmente, está conscientizando e priorizando o atendimento ao homem em todo o município de Itapemirim. A primeira grande ação foi realizada no último dia 19, na localidade de Garrafão, com diálogo direcionado à educação em saúde, além, é claro, de atendimento médico e encaminhamentos para especialistas. As próximas ações do Novembro Azul serão realizadas nos dias 25, no bairro Nametala Ayub, e no dia 28, em Calafate, ambos a partir das 8h.

As duas ações serão realizadas na unidade de saúde móvel e contará com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (C TA), realizando testes rápidos para a detecção dos vírus causadores das hepatites B e C, da sífilis e do HIV. Também estarão presentes as equipes de saúde das unidades de Jardim Paulista e de Garrafão. Para participar, basta levar os documentos pessoais no dia das ações, não sendo necessário qualquer tipo de agendamento ou marcação.

“O Novembro Azul foi criado para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que só é possível de ser feito mediante o exame de toque, o que ainda encontra-se resistência por parte dos homens. No entanto, este projeto vem crescendo a cada ano e já é utilizado para alertar sobre outras doenças que também afetam aos homens, como a diabetes e a hipertenção arterial. Estamos felizes pela participação masculina aqui em Itapemirim, como na ação em Garrafão, que contou com a presença de muitos homens” avisa o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Este é um mês para alertar sobre estas doenças, mas as ações da Saúde são realizadas durante todo o ano e, sempre que precisar, homens e mulheres devem procurar atendimento em qualquer uma das unidades”, finaliza o prefeito, Dr. Luciano de Paiva.

Fonte: PMI