Itapemirim celebra Dia Nacional da Consciência Negra nesta sexta-feira (20)

0
28

Consciencia(1)Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Itapemirim, por meio da secretaria de Cultura, preparou uma vasta programação para celebrar a data.

O evento acontecerá na Comunidade Quilombola de Graúna, com diversas atrações culturais, iniciando-se às 19h, com o II Desfile da Beleza Negra. A premiação para os vencedores do desfile será em troféus para os três primeiros colocados, masculino e feminino, categorias infantil e adulto. Às 20h, o grupo de teatro Gota, Pó e Poeira apresentará a peça: Bumba Meu Boi. Entre outras atividades, haverá também, a partir das 21h, show musical de Flesh Martins.

Para a secretária municipal de Cultura, Sandra Peçanha, este evento é um marco para Itapemirim: “Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra na comunidade quilombola de Graúna é muito importante para nós! Itapemirim tem um histórico de lutas e de glórias e é preciso reconhecer e se orgulhar, no presente, das vitórias e conquistas dos direitos alcançados pelos negros.”

“Será um evento para toda a família, desde a criança até o idoso. Desejo que todos se divirtam, pois esta festa vai ficar muito bonita e foi feita especialmente para vocês”, diz o prefeito, Dr. Luciano de Paiva.