Itapemirim prepara vasta programação cultural para comemorar seu bicentenário

0
21

200 anosItapemirim é um verdadeiro celeiro histórico e há dois séculos vem encantando moradores e turistas do mundo inteiro por sua exuberante natureza. O próprio imperador do Brasil Monárquico, D. Pedro II, em 1860, ao visitar o município, registrou em seu diário de viagem as belezas e monumentos naturais da região.

A emancipação política de Itapemirim aconteceu em 27 de junho de 1815 e para comemorar seu bicentenário, a Administração Municipal vai realizar, no decorrer de 2015, diversificadas atrações. A abertura oficial será na Sede, a partir das 20h, em 27 de março, na Praça Domingos José Martins, com shows musicais, lançamento de obras literárias, exposição de fotografias.

Entre outras atividades, estão agendadas para os próximos meses, exposições de objetos antigos, apresentação de bandas marciais e de teatro, paródias e concurso de poesias. Mas não para por aí! A biblioteca móvel percorrerá todos os distritos levando entretenimento e contação de história aos alunos da rede pública de ensino, entre outras atividades.

O evento integrará o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que será realizado em Itaipava, nos dias 03, 04 e 05 de abril e ao Memorial 14 de Maio, no balneário de Itaoca. Em junho, as comemorações de 200 anos serão incorporadas ao Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (Confabani), além do evento principal, em 27/06/2015 e em julho, ao Festival MPB de Itapemirim (Femupi).

O interior será contemplado no mês de agosto, quando a etapa será realizada na localidade do Frade, contemplando assim, o Distrito de Itapecoá. A Comissão Organizadora está planejando uma caminhada num trecho da Rota Imperial da Estrada Real e para o encerramento, em novembro, as comemorações alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra serão totalmente voltadas à importante participação do negro escravizado e quilombolas, no desenvolvimento da região.

Acompanhe a programação através do Instagran ItapemirimES, siga a hashtag #itapemirim200anos ou ainda navegue pelo site www.itapemirim.es.gov.br e, ao final de cada sessão, aclame, afinal, Itapemirim merece nossos aplausos!

 

Fonte: José Geraldo Oliveira – Assessoria de Comunicação PMI