MAIS DE 400 ALUNOS CONCLUEM O CURSO DO PROERD EM GUAÇUÍ

0
28

Mais de 400 alunos concluem o curso do Proerd

Um total de 427 alunos da educação infantil, com idades entre 4 a 10 anos pertencentes às escolas Isaura Marques e Eugênio de Souza Paixão em Guaçuí,concluíram neste mês de maio o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

 

Segundo o tenente Xavier, além de uma escola particular em que as aulas já tiveram início, o foco agora é no segundo semestre onde alunos dos distritos de São Pedro de Rates e São Tiago também serão contemplados com o projeto.

Saiba mais:

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com 04 cursos: Proerd educação infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário.

O material didático consiste em um “Álbum ilustrativo contendo cartazes com cenas diárias”, o “Livro do Estudante” “Livro dos Pais” e o “Manual do Instrutor” auxiliando os respectivos cursandos e os Policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

O programa é resultado de uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial Proerd, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd do 5º ano é o primeiro do currículo Proerd no Brasil. O curso do 7º ano é integralmente relacionado com o curso do 5º ano. Os objetivos gerais dos programas dos 5º e 7º anos estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias.

Já no currículo da educação infantil a ênfase dada são os fatores de segurança da criança no seu dia a dia com abordagem feita por meio de cartazes com imagens que leva a criança a se identificar com aquela cena e descobrir o certo e o errado para sua segurança.

Polícia Militar de Guaçui