MARATAÍZES REALIZOU A ABERTURA DA OPERAÇÃO VERÃO 2016/2017

0
27

Guardas Municipais de Marataízes começam a atuar com armas não letais. 

Uma solenidade realizada na tarde da última quarta-feira (14) em Marataízes marcou a abertura da Operação Verão 2016/2017. Na ocasião foram apresentados também os investimentos que a Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial, realizou na Segurança Pública Municipal (Guarda Civil Municipal, Guarda Patrimonial, Guarda Vidas).

Estiveram presentes o Prefeito de Marataízes Jander Nunes Vidal; o Subcomandante da 9ª Cia Independente Édson Pratti; o Comandante da 1º Cia do 9º Batalhão Capitão Nério; Guardas Municipais de Vila Velha que Ministraram o Curso da Spark CCM Falcão, GC Iuri, GCM Vieira; Secretários Municipais; Guardas Civis Municipais de Marataízes; Guardas Patrimoniais; Guarda Vidas; Participantes do Processo Seletivo de Guarda Vidas; familiares dos servidores que atuam na segurança Pública de Marataízes; e população em geral.

Durante a solenidade o Subcomandante da 9ª Cia Independente falou sobre a importância da parceria com a Guarda Municipal, principalmente durante o verão onde a cidade recebe um número grande de turistas. “Com a redução no reforço do efetivo da Polícia Militar durante o verão no balneário vamos contar mais do que nunca com a parceria da Guarda Municipal. Ter uma Guarda equipada e qualificada vai beneficiar a população” salientou o Subcomandante Édson Pratti.

O Prefeito de Marataízes enfatizou que os investimentos em Segurança Pública de Marataízes vão fazer toda a diferença na cidade. Destacou que além de levar mais tranquilidade para as famílias desses Guardas Municipais, que agora estão mais qualificados e equipados, o cidadão de Marataízes terá mais segurança. “Quando implantamos a Guarda Municipal em Marataízes eu falei que ainda me orgulharia muito do trabalho deles, e hoje fico muito feliz em participar deste momento tão importante para a Segurança Pública da cidade”, frisou Jander Nunes Vidal agradecendo o empenho de todos que atuam na Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial.

O Coordenador de Ensino e Formação da Guarda Municipal de Vila Velha Eder Falcão agradeceu a oportunidade de ter ministrado esse curso em Marataízes e fez um pedido aos Guardas de Marataízes: “continue com a força de vontade, dedicação de vocês pois a tropa só sai vencedora quando é unida”.

Entrega dos equipamentos e homenagens

Durante a solenidade os Guardas Municipais receberam os novos equipamentos, e foi realizada uma demonstração com as armas não letais. Foram convidados 6 voluntários do público e 3 guardas municipais para levarem o choque. Na ocasião foi explicado como funcionará a atuação nas ruas de Marataízes.

Na solenidade os Guardas Municipais de Marataízes homenagearam os Guardas de Vila Velha em agradecimento ao treinamento de qualificação para o uso das sparks. A Capitã Acedina também foi homenageada pelos Guardas em agradecimento ao trabalho prestado durante sua gestão na Secretaria de Defesa Social e Segurança Patrimonial.

Os investimentos

Durante a solenidade a Secretária de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes, a Capitã Acedina Maria de Souza, falou sobre os investimentos nas três categorias que atuam na Secretaria: Guardas Civis Municipais, Guardas Patrimoniais e Salva-Vidas. “No ano de 2016 empenhamos mais de um milhão de reais em investimentos para melhorar a estrutura da secretaria, e qualificar o trabalho prestado” destacou a Secretária listando os itens que totalizam esse montante “Arma não letal – Kit Spark e Kit KTO; Coletes Balísticos; Cintos de Guarnições (coldre, porta algema, porta carregador, porta tonfa, porta espargidor, porta lanterna, porta gps, presilhas, porta apito, chave de algema e saque rápido); Capacetes Motociclísticos; Coletes Reflexivos; Rádio Comunicadores HT; Bloqueador Solar; Auxílio Uniformes de Guardas Municipais e Patrimoniais)” frisou Acedina informando que está em processo de aquisição também a compra dos armários de aço, uniformes e equipamentos para os Salva-Vidas.

O Guarda Civil Municipal Vanderson Amorim ficou feliz com os investimentos feitos na Secretaria. “Foi a melhor coisa que aconteceu em quase dois anos de Guarda Municipal. Vai servir tanto para a nossa segurança como para ajudar no nosso trabalho que visa levar a segurança para a população” concluiu.

Ocorrências

A Guarda Civil Municipal de Marataízes registou mais de 2 mil ocorrências entre 18 de janeiro de 2016 e 30 de novembro. O atendimento na GCM é 24 horas pelos telefones 153 e (28) 3532-3258.