Verão com internet liberada nas praias de Vitória

0
19

Frequentadores das praias acreditam que a ação atrairá turistas para a cidade.

“Muito legal poder acessar a internet da praia. Essa ação vai atrair turistas. Só não pode congestionar” - Juliana Oliveira, consultora de relacionamentos
“Muito legal poder acessar a internet da praia. Essa ação vai atrair turistas. Só não pode congestionar” – Juliana Oliveira, consultora de relacionamentos

A quatro dias do início do verão, frequentadores das praias de Camburi e da Curva da Jurema já podem acessar, de seus aparelhos celulares, a internet de forma gratuita. O sistema Wi-Fi já é oferecido pela Prefeitura de Vitória nessas duas praias. A pretensão é, ainda neste verão, instalar mais aparelhos, possibilitando que o sinal seja ampliado.

A reportagem de A GAZETA foi, ontem, até a praia da Curva da Jurema e comprovou que o sinal está funcionando. Nas proximidades da câmera de videomonitoramento do local, o sinal é ainda mais preciso, tornando a navegabilidade mais acelerada.

Quem aprovou a iniciativa foi a consultora de relacionamentos, Juliana Oliveira, 34 anos, moradora de do bairro Maruípe e frequentadora da praia. “É bom vir à praia e continuar conectada”, disse.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda de Vitória, Marcio Passos, informa que estudos de viabilidade vem sendo elaborados para a expansão dos sinais. “Queremos incluir digitalmente as pessoas e promover qualidade de vida a partir da interatividade”, conta.

Já para o próximo ano, Vitória vai ganhar 50 novos pontos de internet gratuita pela cidade, distribuídas em órgãos públicos, praças e praias. Os novos locais de acesso fazem parte de uma política de expansão tecnológica do município. Atualmente, já há 37 pontos pela Capital.

A expansão acontecerá logo depois do Carnaval de Vitória, isso porque os aparelhos de Wi-fi utilizados no Sambão do Povo para os dias dos desfiles serão redistribuídos em pontos estratégicos da Capital. “Nossa prioridade agora é expandir os trabalhos para a região da Grande São Pedro”, disse.

Aplicativo

Vitória vai ganhar, nas próximas semanas, um aplicativo, o Vitória Online, que vai reunir informações e oferecer serviços ao cidadão, na forma digital, como emissão de declarações, certidões e notas fiscais.

Saiba Mais
Como funciona
Conexão
A conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão wireless.

Onde acessar (locais)
Jardim Camburi, nas imediações da Unidade de Saúde;
Ilha das Caieiras, ao longo da avenida Beira-Mar e na rua dos restaurantes;
Parque Moscoso, no Centro;
Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia;
Mercado São Sebastião, em Jucutuquara;
Horto de Maruípe;
Centro de Referência da Juventude, em Jucutuquara;
Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, na Fafi, no Centro de Vitória;
Centro Cultural Carmélia, em Santo Antônio;
Parque Baía Noroeste, em Santo André.